sábado, 8 de agosto de 2009

Quarteto na Ibiapaba

No palco da Igreja da Matriz de Viçosa do Ceará, às 18h15 da segunda-feira do VI Festival de Música na Ibiapaba, o Quarteto de Trombones do Ceará encanta ouvintes em apresentação dentro da programação artística do Festival.

'Os bancos da igreja vão sendo tomados, ao cair da noite. Quem passa pela praça vem dar uma olhadela. Percebe a movimentação diferente. Entra e acaba ficando. A missa dá lugar a uma outra celebração. Em frente ao altar, entre as imagens do Cristo e da Nossa Senhora, reluzentes instrumentos de som grave confirmam a ocasião diferenciada. E não tardam a oferecer, a quem já enchia os olhos com os detalhes da igreja, encantos também aos ouvidos.

É o Quarteto de Trombones do Ceará, que chama atenção, além da formação inusitada e rara, pela beleza dos arranjos em que se costuram as diferentes vozes dos instrumentos, de forma complementar, com detalhes e sutilezas capazes de segurar a atenção e arrancar aplausos do público. Da dificuldade técnica de execução de melodias bem variadas no instrumento à escolha do repertório, passando pela atenção dedicada à tarefa de se comunicar com a platéia, Isaías Alexandre, Carlos Renato, Samuel Barros e Leandro de Abreu agradaram bastante, a partir da entrada em cena, com o tempero da música nordestina e um triângulo incorporado por Rômulo, um “quinto integrante” que fez as vezes de mestre de cerimônia e músico convidado.

Do baião ao choro, chegando a uma inspirada releitura para o clássico frevo “Vassourinhas” – trocando a força e a velocidade por um andamento bem mais cadenciado, revelador de belezas harmônicas no timbrar dos instrumentos em conjunto –, o Quarteto ainda palmilhou o Nordeste do maxixe, de “Jura” a “Paraíba”. Mas, ressaltando o propósito de demonstrar a versatilidade do instrumento, o quarteto mostrou uma nova roupagem para o “Samba de uma nota só”.

Entre homenagens ao trombonista Raul de Barros e ao maestro Manoel Ferreira, além de um “pout-pourri” de tangos, o grupo chega a mais um arranjo bem trabalhado – desta vez, para “Amazonas”, de João Donato. “Vocês não imaginam a importância de estar num festival destes”, enfatiza Carlos Renato, citando as dificuldades para a própria reunião dos músicos, cada qual atuante em uma frente profissional, e o desenvolvimento dos trabalhos do grupo. Fechando a apresentação, a velocidade de “O vôo do besouro” arranca mais aplausos, no dia em que os trombones deram o tom na Matriz de Viçosa.'

Ler reportagem completa sobre o Quarteto de Trombones do Ceará no Caderno 3 do Diário do Nordeste no link abaixo:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=657937

Um comentário:

kennedy costa disse...

o trombone é a minha vida! ja faz parte de mim,do meu dia-a-dia. um "vicio", que por sinal é muito gostoso de ter,de praticar, dando vida a esse instrumento. alias mais que instrumento. "meu amigo pra tods as horas". minha metade....